Nota de repúdio em defesa do servidor público

Dentre as missões da ASEA está a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a valorização dos seus associados. A competência e a dedicação dos servidores da ANEEL para com suas atividades e para com a missão da Instituição é conhecida pelos participantes do setor elétrico brasileiro. Falhas podem ocorrer em qualquer equipe de qualquer organização, seja ela pública ou privada.

Mas isso não pode nunca ser motivo para uma comparação e uma generalização como a que foi feita pelo Ministro de Estado da Economia. Tal comparação se torna ainda mais descabida pelo fato de ela ter sido dita pelo Ministro de Estado responsável pela gestão do funcionalismo público (visto que as atribuições do extinto Ministério do Planejamento integram o rol de responsabilidades do Ministério da Economia).

As críticas e eventuais correções devem ser feitas de forma correta, com respeito e com lisura. Por fim, todo servidor, independentemente da esfera de governo em que atua, é um cidadão e merece ser tratado com respeito e dignidade pelas autoridades públicas. Assim, lamentamos a fala do Ministro Paulo Guedes.

Não aceitamos qualquer forma de desumanização do servidor público.